CIÊNCIA E TECNOLOGIA

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Poluição do Ar

Texto

A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos serem causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global, sendo responsável por degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica)


Figura 1.Poluição do ar.
https://www.youtube.com/watch?v=gR353dD3pyg


Atividade 1: Leia o texto e assista ao vídeo acima. Responda às questões em folha de almaço e entregue para a professora:

1) Quais são as atividades humanas que mais poluem o ar?

2) O que pode causar a poluição atmosférica?

3) O que as árvores sequestram e o que elas devolvem?

4) Cite 1 indicador de poluição através das árvores.

5) O que você pode fazer para fazer melhorar a qualidade do ar?


Atividade 2Leia o texto e assista ao vídeo acima. Faça um resumo de 20 a 30 linhas narrando o que foi explicado no texto e no vídeo. Escreva em folha de almaço e entregue para a professora.



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Texto:

Agricultores apostam em produtos orgânicos em Santarém


Em Santarém, oeste do Pará, agricultores cultivam alimentos sem a utilização de produtos químicos, os chamados ‘defensivos agrícolas’, para combater as pragas naturais. A produção, ainda em fase inicial, é acompanhada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

“A conscientização é bem lenta, porque estão acostumados a usar agrotóxicos; para mudar primeiro tem que conscientizar, para, aos poucos, em uma fase de transição, produzir organicamente. Muitas vezes o pessoal colhe sem saber, tem um período de carência, e o consumidor vai consumir aquilo pensando que é um produto bom, mas já está com agrotóxico”, explica o técnico da Emater, Mário Tanaka.

Para os produtores que trabalham com orgânicos, é necessário encontrar alternativas para vencer as pragas sem o uso de produtos químicos.
O agricultor José Maria utiliza, em seus 46 hectares de plantação na região do eixo forte, inseticida natural, produzido à base de cal e enxofre. Este e outros compostos naturais combatem pragas como as cochonilhas (manchas esbranquiçadas) e a fulmagina (manchas escuras), que cobrem as folhas, impedindo a fotossíntese.

José Maria comemora os resultados da produção dos orgânicos. “A fruta crescia com rapidez, mas tinha um problema, porque o agrotóxico se tornava um veneno para o ser humano. Hoje eu vejo que a alimentação se torna saudável”, ressalta.
Os produtos orgânicos exigem maior dedicação dos agricultores, que precisam retirar os frutos apodrecidos de perto das árvores para evitar o aparecimento da mosca da fruta, que pode comprometer a produção.

No planalto santareno, o agricultor José Cunha também aposta na produção orgânica. “A gente tem perdas em algumas produções, principalmente em período chuvoso; mas até quem trabalha com agrotóxicos também tem perdas nesse período. Por outro lado, a gente ganha porque passa a economizar em compras de insumos. Antes a gente comprava muito agrotóxico, produtos químicos; hoje a gente produz os nossos próprios insumos aqui na propriedade”, destaca.

“Quando eu opinei em mudar para o orgânico eu tive um alívio de que hoje eu vendo um produto saudável e também porque a gente que manuseia os agrotóxicos somos os maiores prejudicados. Hoje eu trabalho satisfeito, tenho garantia do que eu vendo, da minha produção e consumo uma coisa saudável”, completa Cunha.


Planta bem adubada é mais forte contra o ataque de pragas. Essa é a base do ensinamento técnico repassado aos agricultores, para ser feito nas plantações. “É um produto orgânico preparado com materiais existentes na propriedade”, finaliza Tanaka.

(http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/07/agricultores-apostam-em-produtos-organicos-em-santarem.html)

Atividade 3: Fazer um resumo de 20 a 30 linhas sobre o texto acima em folha de almaço e entregar para a professora.

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Fontes de Energia:

Para esta atividade assista ao vídeo "Fontes de Energia" logo abaixo
Atividade 4: escolher duas fontes de energia da figura 4 e pesquisar:
a) qual a principal matéria prima utilizada
b) como se obtém a energia da natureza
c) como é armazenada a energia para sua utilização
d) quais são os principais consumidores

                                                                                              Vídeo explicativo sobre Fontes de Energia

     
                                                                             https://www.youtube.com/watch?v=bdgYTLW4ec4

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Atividade 5 : Assista a aula sobre: Estrutura da Matéria e responda as questões abaixo:


Questões sobre modelo atomico: responda de acordo com o vídeo acima:
1) Como era o modelo bola de bilhar de Dalton?
2) Defina o modelo atômico de Thonsom?
3) Como era o átomo descrito por Rutherford?
4) Como era o modelo de Rutherford-Borh e os níveis de energia?
5 Quais são as partículas sub-atômicas?

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Atividade 6 ) Assista ao vídeo sobre tabela Periódica dos Elementos: e responda as questões



1) Como está organizada a tabela periódica?
2) Cite as cararcterísticas dos metais?
3) Cite as características dos Ametais?
4) Quais são os gases nobres?
5) Quais  são os elementos repesentativos?

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